Quem Somos

Equipes

Equipe Brasileira

Coordenadora

Denise de Freitas

Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP).

Pesquisadora da área de formação de professores de Ciências, processos de ensino e aprendizagem, educação em ciências e biologia e ambientalização curricular. Desenvolve pesquisas abordando as relações Ciência-Tecnologia e Sociedade na educação científica.

Adriana Marcela Bogado

Doutora em Sociologia; Pós-doutorado em Educação (UFSCar/SP)

Pesquisadora nas áreas de Sociologia e Educação, desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: movimentos sociais, memória, gênero, sociologia da educação e educação para a sustentabilidade.

Alessandra Miguel Kapp

Professora efetiva de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – campus Barretos/SP/ Doutoranda em Educação (UFSCar/SP).

Pesquisador na área de Educação e Educação Científica.

Alice Helena Campos Pierson

Professora associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP).

Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em ensino de Ciências particularmente de Física, atuando na formação inicial e continuada de professores. Desenvolve pesquisas abordando Ciência como Cultura e as relações Ciência- Tecnologia e Sociedade na educação científica.

Bernard Charlot

Professor Titular Emérito em Ciências da Educação da Universidade Paris 8 e Professor Voluntário da Universidade Federal de Sergipe (UFS/SE)

Principal tema de pesquisa nos últimos anos: a relação dos alunos com o saber e a escola.

Carmen Roselaine de Oliveira Farias

Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/PE).

Pesquisadora na área de educação ambiental, ambientalização curricular, questões sociocientíficas e socioambientais, fenomenologia, letramento socioambiental.

Christiana Andrea Vianna Prudêncio

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA).

Pesquisadora na área de formação de professores, Educação CTS, relações étnico-raciais e ensino de ciências.

Daniele Fabiane Coito

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP).

Elisangela Matias Miranda

Professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS).

Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, alfabetização científica e tecnológica e CTS.

Emike Luzia Pereira Correia

Mestra em Educação (UFSCar/SP).

Pesquisadora na área de ensino de Ciências e Educação não formal.

Guilherme Borges Pimenta

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Botucatu, São Paulo.

Inez Reptton Dias

Doutora em Educação (UFSCar/SP).

Pesquisadora na área de Formação Continuada de Professores de Ciências, Educação Ambiental, com abordagem teórica nos Estudos Culturais e desenvolvimento profissional docente.

Isadora Trombeta Fagá

Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFSCar/SP)

Pesquisadora nas áreas de Gestão Tecnológica e Sociedade Sustentável. Atua principalmente nas áreas de uso da informação, produção e avaliação científica, indicadores de produção e inteligência competitiva.

Juliana Cristina Correa

Doutoranda em Educação (UFSCar/SP).

Pesquisadora na área de relação com o saber, mobilização, reorganização escolar, conhecimento científico (Ciências Naturais e Biologia), espaço aprendizagem, escola pública e projeto de vida.

Lívia Caroline César Dias

Doutoranda em Ciências Ambientais (UFSCar/SP)

Pesquisadora na área de ecologia e conservação. Atua principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, SIGs, inventários e monitoramento de biodiversidade.

Luciana Maria Lunardi Campos

Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/SP).

Pesquisador na área de Educação, com ênfase em formação de professores, ensino de Ciências, Pedagogia Histórico- Crítica e prática pedagógica.

Mariana Dias da Silva

Doutora em Educação (UFSCar/SP).

Pesquisadora na área de ambientalização curricular, educação ambiental, Formação Inicial de Professores, Estágio Supervisionado Curricular e ensino de ciências.

Mariana dos Santos

Doutora em Educação/Professora de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Educação Básica

Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Formação Inicial de Professores, formação inicial, avaliação de livros didáticos, saberes docentes e Teoria da Complexidade.

Myrna Friederichs Landim de Souza

Professora Titular voluntária da Universidade Federal de Sergipe (UFS/SE)

Pesquisadora na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: mata atlântica, manguezais, restingas, ecologia de comunidades, ensino de ciências e educação ambiental.

Renato Eugênio da Silva Diniz

Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/SP).

Pesquisador na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, ensino de ciências, educação ambiental, professor de ciências e material didático.

Tárcio Minto Fabrício

Doutor em Educação (UFSCar/SP).

Pesquisador na área de Comunicação e Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: Cidades Educadoras; Educação CTS; Educação não-formal; Educação Ambiental, Divulgação Científica.

Tassya Hemília Porto Bernardo

Professora de Ciências e Biologia do SESI-SP/ Doutoranda em Educação (UFSCar/SP).

Pesquisadora na área de Educação e Educação Científica.

Equipe Internacional

Cecília Galvão

Professora da Universidade de Lisboa (UL/Portugal)

Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em desenvolvimento profissional dos professores, didática das ciências, educação para a saúde e o uso de narrativas como metodologia de investigação.

Faouzia Kalali

Professora da Universidade de Rouen (UR/França)

Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em relações com o conhecimento e as sociedades, interesses e compromissos em ciência, tecnologia e efeitos de gênero, políticas e práticas de ensino de ciências: reconfigurações curriculares, globalização, avaliações internacionais.

Genina Calafell Subirá

Professora da Universidade de Barcelona (UB/Barcelona)

Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação ambiental, Interdisciplinaridade e complexidade, Educação científica e complexidade e Educação para o consumo.

Joana Brás Varanda Marques

Pós-doutoranda na Universidade de Macau (UM/Macau), China.

Pesquisadora na área de Educação não formal e divulgação científica, com ênfase em museus e centros de ciência e Astronomia.

Marta Fonolleda Riberaygua

Professora da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Barcelona)

Diretora na Agència de Qualitat de l’Ensenyament Superior d’Andorra

Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Educação do Consumo, Educação Científica.

Mercè Junyent Pubill

Professora da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Barcelona)

Pesquisadora na área de educação ambiental/educação para a sustentabilidade: educação ambiental na formação de professores; habilidades profissionais em educação para a sustentabilidade; processos de ambientalização curricular em diferentes níveis educacionais; educação ambiental e educação científica.

Neus Banqué Martínez

Professora da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Barcelona)

Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação para a Sustentabilidade, Educação para o consumo e Didática das Ciências.

Rui Marques Vieira

Professor da Universidade de Aveiro (UA/Portugal)

Pesquisador na área de Educação, com ênfase em Didática das Ciências, Formação de Professores, Pensamento Crítico e CTS.

Salvador Viciana Caballero

Técnico de apoio à investigação da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Barcelona)

Membro da equipe gestora da Escola de Consumo da Cataluña (Barcelona)

Pesquisador na área de Educação, com ênfase nos modelos formativos para o desenvolvimento de competências profissionais em âmbitos educativos formais e não formais e no papel das perguntas nos processos de ensino-aprendizagem.